cursos

Todos os cursos estão à venda. Cada curso é único. Não vão haver novas turmas dos cursos antigos.

Você pode comprar os cursos completos e assistir as aulas gravadas; ou os cursos em andamento, assistir as aulas que passaram gravadas e participar das seguintes ao vivo.

Curso em andamento

A Grande Conversa Brasileira: a ideia de Brasil na literatura

Em dez aulas, de cerca de 3h cada. O curso começou em abril de 2021 e vai até janeiro de 2022. Você super pode entrar agora: paga R$299 no Pix, assiste as aulas passadas no nosso Facebook, participa das próximas ao vivo no Zoom e ainda bate-papo com todas as participantes em nosso grupo de Whatsapp. Mais detalhes aqui.

Curso completo

Introdução à Grande Conversa: um passeio pela história do ocidente através da literatura

Em dez aulas, de cerca de 3h cada. O curso começou em julho de 2020 e foi até março de 2021. Comprando agora, você paga R$79 no Pix e assiste às dez aulas no grupo do Facebook. Mais detalhes aqui.

Futuros cursos

Alguns cursos que estou bolando para breve:

Grande Conversa Espanhola, do Cid ao Quixote: a invenção da literatura moderna

10 aulas mensais, misturando história com literatura, com ênfase na literatura. Leituras: Cid, Romanceiro, Manrique, Amadís, Cárcere de amor, Celestina, Lazarilho, Las Casas, João da Cruz, Lope, Tirso, Calderón, Quixote. Com exceção do Quixote, todas as leituras com menos de 200pp. Só textos com tradução para o português. Todos os textos podem ser fornecidos aos alunos em pdf gratuito.

Bíblia como Literatura: o Gênesis

Aulas semanais, lendo trechos pequenos, mergulhando fundo no texto. Usando a Bíblia de Jerusalém ou do Peregrino. A ideia seria seguir com outros livros da Bíblia Hebraica: Êxodo, Juízes, Samuel, Reis, Jó, Eclesiastes, Ruth, Ester, Macabeus, Daniel, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Judite, etc.

Grande Conversa Inglesa, de Chaucer a Shakespeare: os pais da poesia inglesa

Aulas mensais. Um curso de literatura inglesa para quem quer praticar o idioma: leituras, aulas, discussões, tudo em inglês: The Canterbury Tales, Sir Gawain and the Green Knight; The Faerie Queene (só o primeiro livro); Paradise Lost e algumas das principais peças de Shakespeare.

A Grande Conversa: os clássicos fundadores das línguas modernas

Aulas mensais, duas aulas para cada obra. Uma história da cultura ocidental desde a Idade Média até o romantismo do século XIX através dos grandes clássicos fundadores das línguas modernas ocidentais: italiano, Dante; inglês, Chaucer; francês, Rabelais; português, Camões; espanhol, Cervantes; alemão, Goethe. Sempre nas melhores traduções.

Paraíso Perdido, de Milton, em 13 aulas

Aulas semanais, uma por livro e mais uma de introdução e contexto histórico, mergulhando fundo no texto em si de Paraíso Perdido.

* * *

Algum desses te apeteceu?

Fala comigo. Sou fácil, fácil: se várias pessoas me escreverem pedindo um curso, aposto que rola. ;)

* * *

Linguagem não-sexista

Em meus textos, para chamar atenção para o sexismo de nossa língua, inverto a norma e uso o feminino como gênero neutro. Não porque troquei um sexismo por outro, mas porque o gênero da palavra “pessoa” é feminino.

Trocar:

“Meus alunos não calam a boca.”

Por:

“Minhas alunas não calam a boca.”

Só mantém o sexismo da língua. Pior: sugere que são apenas as minhas alunas mulheres que não calam a boca.

Por isso, hoje, digo:

“Minhas pessoas alunas não calam a boca.”

Essa tem sido, pra mim, a maneira não-sexista de escrever.

Mais detalhes aqui: Mini manual pessoal para uso não-sexista da língua.

14 respostas em “cursos”

Olá Alex. V. sabia que Guimarães gostava muito de suas “raìzes” luso-germânicas? Procure no Youtube uma entrevista do Guimarães para uma TV alemã. Como V. deve saber, o Guimarães diplomata trabalhou em Hamburgo onde ele e sua esposa foram “anjos” para diversos judeus que queriam escapar da Alemanha no final dos anos 30. Percebi também que Guimarães tem grandes admiradores alemães que comentam suas obras. Acho que a tradução em alemão deve ser muito boa ou pelo menos a mais fiel. Acho que foi Humberto Eco que disse: Traduzir é trair. Pois é, poesia então……… Sinceramente não consigo pensar o Cangaço em outra língua, mas quem sabe em alemão…. .

Hoje é 04/03/2021. Fiz o curso anterior, Introdução à Grande Conversa (ao qual se referem todos os comentários doutras pessoas por aqui até 03/03/2021), e acabo de me inscrever na Grande Conversa Brasileira. Recomendo enormemente o conteúdo e a forma de apresentação. As discussões que surgem são extremamente enriquecedoras, permitem ler as obras em contexto, permitem novas interpretações, permitem correlacioná-las. E vêm pontos de vista os mais variados, de gente com variadas formações, dando importância a diferentes aspectos das obras. É bom também para desfazer equívocos ou preconceitos que tenhamos sobre as obras e suas épocas.

Esse curso tem sido uma das coisas mais lindas de 2020. Um grande incentivo para ler obras fundamentais da cultura ocidental. Que ideia maravilhosa. Tomara que tenha uma segunda edição com outros clássicos para eu participar de novo.

Gostei muito. Muito mesmo.
Gostaria de fazer este curso presencialmente, na próxima turma ou até mesmo online.
Favor comunicar

Olá, Alex,
Tem como efetuar o pagamento do curso diretamente a você em parcelas? Como fazer? Você dá algum desconto para o pagamento direto?

Olá Alex, estou muito interessada no curso porém de antemão já sei que não poderei atender todas as aulas ao vivo, você poderia reconsiderar e deixar as aulas disponíveis por mais tempo? Em alguns cursos as aulas ficam gravadas pela duração do curso, isso seria maravilhoso para podermos rever o conteúdo após lermos os livros e a leitura suplementar. Obrigada por considerar.

excelente! vou tentar seguir / como medico cirurgião com agendas loucas tem o impecilho da disponibilidade só por 24 horas

Eu já estava lendo a Bíblia do Peregrino ao lado da Bíblia pastoral em ritmo confortável, aproveitando as notas, por indicação de um texto do Alex Capstro acerca das diferentes traduções da Bíblia. Já estava pensando em sugerir um curso literário sobre a Bíblia. Leu meus pensamentos.

Que viagem! Estou me preparando para ver se faço inteira ou pego o Expresso em alguma estação. Deixo uma sugestão, como serão encontros densos, que a gravação pudesse ficar até pelo menos domingo à
meia-noite para podermos
ouvir enquanto fôssemos lendo e refletindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.