Categorias
6ª aula: Navegações grande conversa

História do conceito de Renascimento

A ideia de Renascimento parece muito antiga, mas é surpreendentemente recente. (Guia de leitura para o curso Introdução à Grande Conversa.)

Trabalhamos e pensamos conceitos como Idade Média ou Renascimento, como se fossem muito antigos, como se as próprias pessoas vivendo essas épocas fossem reconhecê-los… mas, na verdade, são surpreendentemente recentes.

Foi o historiador francês Jules Michelet (1798-1874) que usou pela primeira vez a expressão Renascimento, em 1855, para nomear o vasto movimento de descoberta do mundo e do homem a partir do século XVI, que levaram, de Colombo à Copérnico, à descobertas na terra, nas águas, nos céus. Pouco depois, em 1860, outro historiador ajuda a consolidar o termo: o suíço Jacob Burkhardt (1818-97), em seu livro A cultura do Renascimento na Itália, usa o termo para se referir ao “renascimento da humanidade depois de se libertar dos grilhões da Idade Média, despertando uma nova forma de consciência.

Naturalmente, ambos historiadores tinham uma visão demasiado negativo da Idade Média, que já foi sepultada, mas é inegável que, entre os séculos XV e XVI, houve uma mudança sísmica na consciência européia que, graças às grandes navegações, em breve foi exportada para todo o mundo.

Leia também meus textos sobre a Idade Média.

(Referência: Paulo Miceli, “A unificação da terra”, em História Moderna.)

* * *

Esse texto (que não é uma criação original, mas uma paráfrase dos textos de referência) faz parte dos guias de leitura para a quinta aula, Grandes Navegações, do meu curso Introdução à Grande Conversa: um passeio pela história do ocidente através da literatura. Esses guias são escritos especialmente para as pessoas alunas, para responder suas dúvidas e ajudar em suas leituras. Entretanto, como acredito que o conhecimento deve ser sempre aberto e que esses textos podem ajudar outras pessoas, também faço questão de também publicá-los aqui no site. Todos os guias de leitura das aulas estão aqui. O curso começou no dia 2 de julho de 2020 — quem se inscrever depois dessa data terá acesso aos vídeos das aulas anteriores.

* * *

História do conceito de Renascimento é um texto no site do Alex Castro, publicado no dia 11 de novembro de 2020, disponível na URL: alexcastro.com.br/historia-do-conceito-de-renascimento // Sempre quero saber a opinião de vocês: para falar comigo, deixe um comentário, me escreva ou responda esse email. Se gostou, repasse para as pessoas amigas ou me siga nas redes sociais: Newsletter, Instagram, Facebook, Twitter, Goodreads. // Todos os links de livros levam para Amazon Brasil. Clicando aqui e comprando lá, você apoia meu trabalho e me ajuda a escrever futuros textos. // Tudo o que produzo é sempre graças à generosidade das pessoas mecenas. Se gostou, considere contribuir: alexcastro.com.br/mecenato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.