Categorias
2ª aula: Gregos bacantes grande conversa ilíada orestéia

Da Ilíada às Bacantes

Da Ilíada às Bacantes, passando pela Orestéia, a ascensão e queda da Grécia Clássica. (Guia de leitura p/2ª aula do curso Introdução à Grande Conversa)

Na próxima quinta, 23 de julho, às 19h, acontece a segunda aula do meu curso Introdução à Grande Conversa, sobre os Gregos. A narrativa da aula será a seguinte:

Começamos com a Ilíada, texto fundacional, que representa a Grécia Arcaica, a Grécia ancestral, as aspirações máximas desse povo.

Continuamos com a Orestéia, única trilogia de tragédias que sobreviveu, escrita pelo primeiro grande dramaturgo, que mostra a transição da lógica da vingança para a justiça cidadã e representa assim o auge da Grécia Clássica, daquela Grécia que pensamos quando pensamos em Grécia.

Terminamos com as Bacantes, última tragédia do último grande dramaturgo, sobre o eterno conflito racionalismo vs religião, mostrando a loucura final da Grécia Antiga, ensandecida contra si mesma, já travando a Guerra do Peloponeso onde vai se autodestruir.

Como teatro é fundamentalmente para ser assistido, não lido, recomendo que vejam, na Internet, a montagem do Teatro Oficina para as Bacantes.

Em minha humilde opinião, Zé Celso (criador do Teatro Oficina) é o maior artista em atividade no Brasil hoje, em qualquer das artes que acompanho. Fico sempre sempre bestificado por ele. (Não tem ator brasileiro, escritor, pintor, etc, que seja tão genial no que faz quanto o Zé Celso é genial no teatro.)

Assistir as Bacantes montada por ele é um privilégio, uma oportunidade talvez de entrar em contato com o verdadeiro espírito louco e caótico dessa peça como poucos criadores de teatro seriam capazes. Nunca um texto combinou tanto com uma companhia.

Um texto sobre o efeito de Zé Celso em mim: O efeito encolhedor da arte

Link pra ver As Bacantes do Teatro Oficina.

* * *

Esse texto faz parte dos guias de leitura para a segunda aula, Gregos, do meu curso Introdução à Grande Conversa: um passeio pela história do ocidente através da literatura. Esses guias são escritos especialmente para as pessoas alunas, para responder suas dúvidas e ajudar em suas leituras. Entretanto, como acredito que o conhecimento deve ser sempre aberto e que esses textos podem ajudar outras pessoas, também faço questão de também publicá-los aqui no site. Todos os guias de leitura da primeira aula estão aqui. O curso começou no dia 2 de julho de 2020 — quem se inscrever depois dessa data terá acesso aos vídeos das aulas anteriores.

* * *

Da Ilíada às Bacantes é um texto no site do Alex Castro, publicado no dia 17 de julho de 2020, disponível na URL: alexcastro.com.br/da-iliada-as-bacantes // Se gostou, repasse para as pessoas amigas ou me siga nas redes sociais: Newsletter, Instagram, Facebook, Twitter, Goodreads. Esse, e todos os meus textos, só foram escritos graças à generosidade das pessoas mecenas. Se gostou muito, considere contribuir: alexcastro.com.br/mecenato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.