Categorias
1ª aula: Bíblia Hebraica gênese grande conversa jeremias samuel

Breve resumo de história israelita

O contexto histórico do Gênese, Samuel, Jeremias. (Um guia de leitura para a primeira aula do curso “Introdução à Grande Conversa”.)

O Livro do Gênese é, em grande parte, mitológico mas algumas de nossas leituras seguintes, como Samuel e Jeremias, já estão associadas a alguns fatos reais da história israelita. Abaixo, o contexto histórico de algumas das leituras da primeira aula, Antigo Testamento, do curso Introdução à Grande Conversa: um passeio pela história do ocidente através da literatura.

* * *

Um dia, na Mesopotâmia, Deus estabelece uma aliança com um homem chamado Abraão: ele será o primeiro Patriarca do Povo Escolhido e viverá, com sua descendência, na Terra Prometida de Canaã, onde Abraão cria seus filhos, netos, bisnetos. Em um dado momento, por causa da seca e da fome, seus descendentes vão morar no Egito — e aqui acaba o Livro do Gênese.

No Egito, o Povo de Abraão é escravizado, até que, depois de algumas gerações, sob a liderança de Moisés, conseguem retornar à Canaã. Em um primeiro momento, não possuem unidade política e são regidos por Juízes, até que se forma um reino israelita unificado — o Livro de Samuel conta a história dos dois primeiros reis, Saul e Davi.

O reino tem vida curta, acaba se desmembrando, e sendo conquistado por invasores externos — o Livro de Jeremias traz as profecias desse profeta enquanto os babilônios estão sitiando Jerusalém. Finalmente, os babilônios conquistam o último reino e trazem a elite do país seqüestrada para a Babilônia, onde ela passa cerca de oitenta anos: o Exílio Babilônico.

Especula-se que foi no Exílio que o conjunto ancestral de rituais e práticas religiosas descrito no Gênese se consolidou pela primeira vez em algo que poderíamos reconhecer como judaísmo. Essa nova religião, por seu lado, dá origem a uma identidade nacional israelita. E, por fim, para dar sustentação cultural a esse novo povo, vários de seus antigos textos ancestrais, repositórios de seus mitos e lendas, começam a ser editados e reorganizados em conjuntos temáticos, ou seja, na sequência de livros bíblicos que, hoje, vai do Gênese até Reis.

Assim, começa a se formar o livro do Povo do Livro.

* * *

Esse texto faz parte dos guias de leitura para a primeira aula, Antigo Testamento, do meu curso Introdução à Grande Conversa: um passeio pela história do ocidente através da literatura. Esses guias são escritos especialmente para as pessoas alunas, para responder suas dúvidas e ajudar em suas leituras. Entretanto, como acredito que o conhecimento deve ser sempre aberto e que esses textos podem ajudar outras pessoas, também faço questão de também publicá-los aqui no site. Todos os guias de leitura da primeira aula estão aqui. O curso começou no dia 2 de julho de 2020 — quem se inscrever depois dessa data terá acesso aos vídeos das aulas anteriores.

* * *

Breve resumo de história israelita é um texto no site do Alex Castro, publicado no dia 23 de junho de 2020, disponível na URL: alexcastro.com.br/breve-resumo-de-historia-israelita // Se gostou, repasse para as pessoas amigas ou me siga nas redes sociais: Newsletter, Instagram, Facebook, Twitter, Goodreads. Esse, e todos os meus textos, só foram escritos graças à generosidade das pessoas mecenas. Se gostou muito, considere contribuir: alexcastro.com.br/mecenato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.