Um ano para ler seis romances perfeitos.
Curso em resumo
Curso de literatura. // Leituras não obrigatórias. // 6 aulas, sempre na última quarta-feira de meses alternados. // 12 encontros livres, no primeiro domingo de cada mês. // Encontros e aulas ao vivo via Zoom; aulas gravadas via Facebook; grupo de discussão no Whatsapp. // R$88 mensais, no Apoia-se, por todos os meus cursos. Compre agora.

Grande Conversa: Romance
O curso Grande conversa romance: um ano para ler seis romances perfeitos vai começar em agosto de 2025. Um mergulho profundo em alguns dos maiores e mais perfeitos romances da literatura mundial.
Dois meses para cada livro (três para Guerra e paz): um encontro livre para conversar sobre a leitura no primeiro domingo de cada mês e uma aula expositiva ao final dos dois meses, ambos no Zoom, e muito bate-papo literário todo dia no Whatsapp.
Ninguém precisa de ajuda para ler os livros fáceis e curtos. A ideia do curso é ajudar vocês a lerem aqueles livrões que, talvez, estavam adiando ler a vida inteira e, quem sabe, ajudá-los também a encontrar novos livrões legais.
Leremos só grandes livros (em ordem cronológica):
- 1 Moby Dick, inglês, 1851 (agosto & setembro)
- 2 Os miseráveis, francês, 1862 (outubro & novembro)
- 3 Guerra e paz, russo, 1867 (dezembro, janeiro & fevereiro)
- 4 Grande sertão: veredas, português, 1956 (março & abril)
- 5 Cem anos de solidão, espanhol, 1967 (maio & junho)
- 6 Tetralogia napolitana, italiano, 2015 (julho & agosto)
Um romance em cada uma das principais línguas literárias ocidentais.
O precursor polonês Manuscrito encontrado em Saragoça (1815) só não abriu o curso por não ter tradução em catálogo no Brasil, mas eu recomendo enfaticamente, seja no original em francês, em inglês, em espanhol, ou em português de Portugal. (Se houver pessoas alunas interessadas o suficiente em ler, podemos fazer uma aula zero sobre ele em junho & julho. Falem comigo. No mínimo, dez.)
* * *
Leituras
O curso é livre, de leituras não-obrigatórias. Um dos objetivos do curso é que cada participante crie a sua própria experiência, única e individual, lendo as obras que preferir, de acordo com seus próprios interesses. Todas as leituras estão disponíveis em português. Todas as leituras estão disponíveis em PDFs gratuitos: fale comigo no privado. Tentem ler boas edições críticas e comentadas. Façam máximo uso das possibilidades audiovisuais e multimídia. Qualquer coisa, fala comigo.
* * *
Funcionamento
Passaremos dois meses lendo cada livro — três para Guerra e paz, incluindo o recesso de fim de ano.
No 1º domingo de cada mês, teremos uma conversa livre, às 16h, ao vivo, no Zoom, sobre o livro, nossas leituras, nossas percepções, nossas dúvidas, nossos comentários, tudo. Sem regras. Essa conversa não fica gravada.
Ao longo do mês, teremos um grupo de Whatsapp onde conversaremos sobre as leituras e onde as participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas. (A aula expositiva acaba sendo em larga medida pautada pelas necessidades específicas do grupo.)
Por fim, na última 4ª feira do período de dois meses, teremos uma aula expositiva, das 19h às 21h, ao vivo, no Zoom. Depois da aula, abrimos para perguntas e comentários, e continuamos no Zoom enquanto houver participantes interessadas. A gravação em vídeo das aulas fica disponível em um grupo fechado do Facebook até, no mínimo, 31 de dezembro de 2030. (É preciso se inscrever no Facebook para ter acesso ao grupo)
* * *
A Grande Conversa
Ao longo dos séculos e dos milênios, sempre que uma pessoa artista ou pensadora, filósofa ou cientista, cria uma nova obra intelectual, ela está ativamente dialogando com todas as suas predecessoras, seja somando ou reagindo, se opondo ou se juntando. Esse diálogo é o que chamamos de a Grande Conversa. Estudá-la não significa concordar com os valores ultrapassados que a moldaram, mas sim adquirir as ferramentas para moldarmos a Grande Conversa do futuro de acordo com nossos próprios valores, em nossos próprios termos.
Esse já é o sexto curso da série A Grande Conversa: os anteriores foram Introdução à Grande Conversa: Um passeio pela história do Ocidente através da literatura (2020), Grande Conversa Brasileira: a ideia de Brasil na literatura (2021), Grande Conversa Fundadora: os clássicos fundacionais das línguas modernas (2022), Grande Conversa Espanhola: do El Cid ao Dom Quixote, a invenção da literatura moderna (2022-23) e Grande Conversa Medieval: Quando as línguas eram jovens e tudo ainda estava em aberto (2024-26).
As mecenas do plano CURSOS têm acesso a todos os meus cursos, passados, presentes, futuros. Seja mecenas.
* * *
Professor
Alex Castro é formado em História pela UFRJ com mestrado em Letras-Espanhol por Tulane University (Nova Orleans, EUA), onde também ensinou Literatura e Cultura Brasileira. Tem oito livros publicados, no Brasil e no exterior, entre eles A autobiografia do poeta-escravo (Hedra, 2015), Atenção. (Rocco, 2019) e Mentiras Reunidas (Oficina Raquel, 2023). Escreve sobre literatura para a Folha de S.Paulo, 451, O Estado de Minas, Suplemento Pernambuco e Rascunho.
* * *
Compre
Curso completo, em 6 aulas e 12 encontros:
- R$88 mensais, via Apoia-se: comprando o plano Mecenas CURSOS, você tem acesso a todos os meus cursos enquanto durar o seu apoio, além de ganhar muitas outras recompensas, como textos e aulas avulsas exclusivas. Como bônus, coloco seu nome na lista das mecenas. Você pode cancelar o seu plano a qualquer momento, mas aí perde acesso aos cursos. (O Apoia-se aceita todos os cartões de crédito e boleto).
Não são vendidas aulas individuais. Não existem outras formas de pagamento. Quem estiver no estrangeiro e não tiver cartão de crédito ou conta bancária brasileira, fale comigo: eu@alexcastro.com.br
* * *
Dúvidas
Dúvidas e questões sobre pagamentos e bolsas, somente por email: eu@alexcastro.com.br
* * *
Calendário
Dom, 3ago25, 16h: Conversa livre, Moby Dick
Dom, 7set25, 16h: Conversa livre, Moby Dick
Qua, 24set25, 19h: aula, Moby Dick
Dom, 5out25, 16h: Conversa livre, Os miseráveis
Dom, 2nov25, 16h: Conversa livre, Os miseráveis
Qua, 26nov25, 19h: aula, Os miseráveis
Dom, 7dez25, 16h: Conversa livre, Guerra e paz
Dom, 1fev26, 16h: Conversa livre, Guerra e paz
Qua, 25fev26, 19h: aula, Guerra e paz
Dom, 1mar26, 16h: Conversa livre, Grande sertão: veredas
Dom, 5abr26, 16h: Conversa livre, Grande sertão: veredas
Qua, 29abr26, 19h: aula, Grande sertão: veredas
Dom, 3mai26, 16h: Conversa livre, Cem anos de solidão
Dom, 7jun26, 16h: Conversa livre, Cem anos de solidão
Qua, 24jun26, 19h: aula, Cem anos de solidão
Dom, 5jul26, 16h: Conversa livre, Tetralogia napolitana
Dom, 2ago26, 16h: Conversa livre, Tetralogia napolitana
Qua, 26ago26, 19h: aula, Tetralogia napolitana
* * *
Os links de livros direcionam para a Amazon Brasil. Se você clicar e comprar, ganho uma comissão, e te agradeço muito. As edições linkadas não são necessariamente as melhores, mas sim as que estão em catálogo atualmente. Todas as obras estão em domínio público e podem ser facilmente encontrada na internet. Qualquer dúvida, pergunte: eu@alexcastro.com.br
* * *
Convencida?
* * *
Dúvidas
Somente por email: eu@alexcastro.com.br
* * *
Linguagem não-sexista
Em meus textos, para chamar atenção para o sexismo de nossa língua, inverto a norma e uso o feminino como gênero neutro. Não porque troquei um sexismo por outro, mas porque o gênero da palavra “pessoa” é feminino.
Trocar “meus alunos não calam a boca” por “minhas alunas não calam a boca” só mantém o sexismo da língua. Pior: sugere que são apenas as minhas alunas mulheres que não calam a boca.
Por isso, hoje, digo “minhas pessoas alunas não calam a boca.” Essa tem sido, pra mim, a maneira não-sexista de escrever.
Mais detalhes aqui: Mini manual pessoal para uso não-sexista da língua.
Edições recomendadas





