Categorias
textos

A opressão da higiene

Por que acreditamos em quem nos chama de fedidas e então nos vende sabonete?

Por que acreditamos em quem nos chama de fedidas e então nos vende sabonete?

* * *

Conheço pessoas amigas que raspam a axila (precisando comprar lâmina especial para isso, e talvez alguns cremes para o antes e o depois do processo), que depilam a axila, com cera ou a laser (precisando às vezes contratar profissionais especializadas que utilizam outras dezenas de produtos), lavam com sabonete especial e/ou hidratante, passam desodorante, passam perfume, e, agora, descobri faz pouco tempo, passam até um clareador para a pele das axilas não ficar escurecida.

É gigantesca a quantidade de produtos e apetrechos completamente inúteis que o complexo industrial da beleza e da higiene conseguiu nos convencer a usar em somente uma parte bem pequena do corpo, uma parte que pessoas em outras épocas (leia-se antes do século XX) passavam vidas inteiras e felizes sem nunca se preocupar com ela e, certamente, com uma vida sexual muito mais movimentada que a nossa — acelerada pelos feromônios não-soterrados sob camadas geológicas de cremes e desodorantes.

Sabonete vaginal, talco para os pés, loção pré e pós barba, hidratante para os cotovelos. a lista poderia continuar para sempre.

É tudo mentira. nenhum desses produtos é necessário.

O cheiro das nossas axilas só nos parece ruim porque alguém, em um mundo onde esse cheiro era um cheiro perfeitamente normal e aceitável do corpo humano, decidiu fazer uma campanha publicitária para convencer as pessoas da ruindade desse cheiro para poder então vender desodorante para as otárias que acreditassem.

E nós caímos.

* * *

Somos pessoas livres. Ninguém é menos ou mais nada por escolher usar esses produtos.

A chave é entender que nenhum deles é necessário por razões de saúde ou de higiene.

A obrigatoriedade é apenas social.

A gente usa desodorante não porque, se não usarmos, vamos feder ou ficar doentes, mas para não sermos ostracizadas entre nossas pares.

Por isso, é uma opressão.

* * *

Como convencer um bilhão de pessoas que elas fedem? Esse artigo, sobre os desafios da indústria da higiene em vender desodorante na China, demonstra os mesmos golpes usados contra nós cem anos atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *