Em abril, começa o meu novo curso A Grande Conversa Brasileira, a ideia de Brasil na literatura. Nossa primeira aula, no dia 1º de abril, às 19h, será sobre indianistas & inconfidentes e vamos conversar sobre José de Alencar, Gonçalves Dias e Cecília Meireles.
Na primeira aula, começamos do começo: com os povos originários que habitavam essa terra que viria a se chamar Brasil e com os primeiros portugueses que projetaram sobre o Novo Mundo sua visão edênica de um paraíso terrestre.
O Guarani (1857), de José de Alencar, é um thriller de capa-e-espada muito mais empolgante do que nos venderam na escola. Além disso, é um livro que está no centro do nosso processo de formação nacional: esse romance de uma branca pura e idealizada com um índio embranquecido e cavalheiresco, onde o negro não tem lugar, é a cristalização da narrativa que a elite do Segundo Reinado fazia da nação que estava inventando.
Em poesia, leremos os Cantos indianistas de Gonçalves Dias (publicados entre 1846 e 1851), certamente nosso maior poeta do XIX. Por mais que o indianismo hoje nos pareça conservador e idealizado, em sua época ele foi revolucionário: além de ajudar a criar nossa identidade nacional literária, ele mudou o foco da nossa literatura nascente, da Europa para os povos originários. E essa proeza, realizada com verve e talento, foi em grande parte mérito da poesia musical de Gonçalves Dias.
Tanto quanto Alencar e Gonçalves Dias idealizam o indígena, Cecília Meirelles também idealiza os inconfidentes. Com admirável poder de aglutinação e belíssima sonoridade, o Romanceiro da Inconfidência (1953), quase um resumo da Grande Conversa Brasileira, amarra diversos temas de diversas épocas de nossa história: partindo dos sons e dos ritmos dos romanceiros medievais, que são nossa mais profunda herança literária portuguesa, Meireles recria a epopéia de nossos inconfidentes, homens iluministas do século XVIII, a partir das preocupações políticas e prioridades estéticas dos séculos XIX e XX, ou seja, o projeto republicano de construir novos heróis nacionais não-vinculados à monarquia.
Mas, afinal, o que é um herói nacional? O que é um símbolo nacional? Por fim, o que é o Brasil?
Obras principais
— O Guarani, de José de Alencar (Ateliê, 528pp)
— Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles (LPM, 224pp)
— Cantos, de Gonçalves Dias (Martins Fontes, 489pp), ou Melhores Poemas (Global, 176pp), ou Poesia Indianista (Martins Fontes, 150pp)
História
— Brasil: Uma Biografia, de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling: Introdução, caps. 1, 4, 5 (Cia das Letras, 808pp)
— História do Brasil colônia, de Laima Mesgravis (Contexto, 176pp)
Apoio
— Elixir do Pajé, de Bernardo Guimarães (Hedra, 170pp)
— Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga (Cia das Letras, 184pp)
— Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga (L&PM, 184pp)
— A Ficção da Realidade: Sociologia de “O Guarani”, de Rodrigo Estramanho de Almeida (Alameda, 345pp)
— Ao vencedor as batatas, de Roberto Schwarz (34, 240pp)
— Ficções de Fundação: os Romances Nacionais da América Latina, de Doris Sommer (UFMG, 488pp)
— Visão do Paraíso, de Sergio Buarque de Hollanda (Cia das Letras, 600pp)
— 1499 : O Brasil antes de Cabral, de Reinaldo José Lopes (HarperCollins, 248pp)
Temas
Brasil Colônia, Império. Povos originários pré-cabralinos; visão edênica do Brasil; indianismo e formação da identidade nacional; Inconfidência Mineira.
* * *
Mentiras Reunidas, meu novo livro, em pré-venda
Já começou a pré-venda do meu novo livro Mentiras reunidas, em versão capa dura, com bookbag, dedicatórias apócrifas e marcadores, e mais cinco contos exclusivos. Clique aqui para saber mais.
* * *
Esse texto faz parte dos guias de leitura para a primeira aula, Indianistas & inconfidentes, do meu curso A Grande Conversa, a ideia de Brasil na literatura. Esses guias são escritos especialmente para as pessoas alunas, para responder suas dúvidas e ajudar em suas leituras. Entretanto, como acredito que o conhecimento deve ser sempre aberto e que esses textos podem ajudar outras pessoas, também faço questão de também publicá-los aqui no site. Todos os guias de leitura das aulas estão aqui. O curso começa no dia 1º de abril de 2021 — quem se inscrever depois dessa data terá acesso aos vídeos das aulas anteriores.
* * *
Indianistas & Inconfidentes é um texto no site do Alex Castro, publicado no dia 16 de março de 2021, disponível na URL: alexcastro.com.br/indianistas-inconfidentes // Sempre quero saber a opinião de vocês: para falar comigo, deixe um comentário, me escreva ou responda esse email. Se gostou, repasse para as pessoas amigas ou me siga nas redes sociais: Newsletter, Instagram, Facebook, Twitter, Goodreads. // Todos os links de livros levam para Amazon Brasil. Clicando aqui e comprando lá, você apoia meu trabalho e me ajuda a escrever futuros textos. // Tudo o que produzo é sempre graças à generosidade das pessoas mecenas. Se gostou, considere contribuir: alexcastro.com.br/mecenato