nada pode ser mais mesquinho do que dizer “olha, tenho uma coisa legal aqui mas só te mostro se você pagar”.
e, na nossa sociedade capitalista, nada poderia ser mais tristemente comum.
* * *
todos os meus textos estão disponíveis gratuitamente na internet, para quem quiser ler, reler, linkar, distribuir.
todos os meus livros circulam gratuitamente, na forma de ebooks.
na revista fórum, escrevo gratuitamente, sem ganhar nada, por ativismo e por militância, porque a revista é importante para as causas que apóio.
todos os meus encontros têm a opção de entrar gratuitamente: paga somente quem quer, quem gosta de mim, quem acompanha meu trabalho, quem deseja colaborar.
ninguém precisa pagar para usufruir dos frutos do meu trabalho.
para mim, isso é o mais importante. senão, não faria sentido.
* * *
praticar arte de forma mais inclusiva e, ao mesmo tempo, ganhar a vida como artista é um dos grandes dilemas da arte contemporânea.
publicar minha literatura de graça na internet, sempre disponível para todos, e ganhar dinheiro vendendo esse mesmo conteúdo na forma de livros e encontros para quem pode e quer pagar… essa me parece ser uma das formas mais inclusivas de fazer literatura no brasil.
é o que posso fazer.
***
hoje, consigo ganhar a vida exclusivamente como escritor, graças à generosidade de cerca de 200 mecenas, entre elas 55 assinantes-pagantes, que contribuem com doações em dinheiro para a minha produção.
são elas que permitem que eu dê o meu trabalho de graça para quem deseja usufruir dele e não pode pagar.
muito, muito obrigado.
* * *
se você gosta do meu trabalho, e se não for fazer falta no leitinho das crianças, por favor, considere fazer uma doação.
se quer só acompanhar os meus textos, ler prévias, saber das novidades, assine meu newsletter (não custa nada!)
Uma resposta em “como ganhar a vida dando meu trabalho de graça”
Valeu Alex! Eis que voce resolveu uma das duvidas e problemas da minha vida! Sempre tive esse embate entre ser acessivel a todos e poder viver da minha literatura, poém nao sabia como solucionar. Vou procurar saber melhor como funciona isso e com certeza darei minha contribuição a sua pessoa.