se outra pessoa precisa me explicar suas razões para só então eu respeitar sua escolha…
então, eu já estou arrogantemente me colocando como árbitro de sua vida.
o verdadeiro respeito não depende da capacidade de entendimento de quem ouve ou da capacidade de persuasão de quem explica.
eu respeito a decisão que outra pessoa tomou sobre sua própria vida simplesmente porque ela é uma outra pessoa, com outros valores e outras prioridades, que tem direito de decidir sobre sua própria vida tanto quanto eu da minha.
ela não precisa me convencer de nada. o meu entendimento é irrelevante.
* * *
textinho para ser incluído na futura prisão empatia.
2 respostas em “o meu entendimento é irrelevante”
De fato, o “outro” não precisa me explicar suas razões. Muitas vezes, porém, é interessante que ele o faça – não para que eu dê a minha “aprovação” (que, concordo, é irrelevante), mas para que eu mesmo, ao refletir sobre essas razões, possa eventualmente modificar as minhas.
Existe uma diferença entre respeitar e aprovar determinada escolha, não? Concordo plenamente sobre respeitar as diferenças de valores e prioridades, mas muitas vezes esses valores implicam em dor/morte de terceiros. Machismo/racismo/especismo são valores que respeito enquanto valor cultural, mas entendo que devem ser extintos o quanto antes. Não *desrespeito* a pessoa por ela ser machista/racista/especista, eu apenas não aprovo a sua conduta baseada nesses valores.
Talvez seja interessante ter um adendo ou grifo quando diz: “direito de decidir sobre sua própria vida tanto quanto eu da minha.”, para que as decisões que implicam na vida/bem estar de outras pessoas (em seu sentido amplo) possam ser encaradas com o devido cuidado para com as “vítimas” de certas escolhas.
amplexos