A guerra de Nova Troia

Nova Troia é o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro, há décadas dominada pelo tráfico. Em preparação para um grande evento esportivo mundial, o poder público decide finalmente invadir, ocupar e pacificar Nova Troia. O que se segue é um massacre, documentado em uma série de quatro peças e um monólogo.

Movimentação de policiais durante a invasão da favela da Grota no Complexo do Alemão. 28/11/2010. Foto: Wilton Júnior/AE

Movimentação de policiais durante a invasão da favela da Grota no Complexo do Alemão. 28/11/2010. Foto: Wilton Júnior/AE

* * *

Ifigênia em Bangu II, de Eurípedes

Personagens:

Agamênon: Governador do Rio de Janeiro, eleito com uma plataforma de tolerância zero às drogas.

Capitão Aquiles: oficial de maior visibilidade da PMERJ, recentemente retratado em um filme de sucesso, noivo de Ifigênia.

Clitenestra: primeira-dama, esposa de Agamênon, mãe de Ifigênia.

Ifigênia: filha de Agamênon e Clitenestra, noiva de Aquiles.

* * *

Enredo:

Antes da Guerra. O Governador Agamênon está organizando uma invasão maciça da favela de Nova Troia, sua única chance de escapar de acusações de corrupção e se reeleger, quando sua única filha, Ifigênia, é presa com um papelote de cocaína. Divididos entre a carreira e Ifigênia, tanto seu pai quanto seu noivo acabam decidindo sacrificá-la em prol de consolidar a aliança política necessária para a megaoperação. Inconformada, Clitenestra sofre um ataque nervoso.

* * *

Capitão Filoctetes, PMERJ, de Sófocles

Personagens:

Capitão Filoctetes: da Seção de Inteligência da PMERJ, reformado.

Major Ulisses: comandante da Seção de Inteligência da PMERJ, ex-oficial superior de Filoctetes, famoso por sua lábia e malandragem.

Aspirante Neoptólemo: em sua primeira missão, filho do Capitão Aquiles, recentemente morto em Nova Troia.

Ogum: orixá da guerra.

* * *

Enredo:

Durante a Guerra. Depois de passar anos infiltrado entre os donos do morro de Nova Tróia, o Capitão Filoctetes acaba sendo expulso da PMERJ, vítima de uma armação e, temeroso por sua vida, se esconde nas Ilhas Cagarras. Depois de uma série de fracassos operacionais, o alto-comando decide que a chave para pacificar Nova Troia está nas informações obtidas por Filoctetes e encarrega o Major Ulisses e o Aspirante Neoptólemo de encontrá-lo e trazê-lo de volta, por bem ou por mal. O que falará mais alto: o ressentimento ou o dever? A lábia ou a força? Finalmente, só quando o próprio orixá da guerra Ogum se envolve (ou não?), Filoctetes se deixa convencer.

* * *

As faveladas, de Eurípedes

Personagens:

Capitão Taltíbio: porta-voz da PMERJ, ajudante-de-ordens do governador, futuro comandante da UPP Nova Troia.

Menelau: Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, irmão do governador.

Helena: esposa de Menelau, abandonou o marido e estava vivendo com Alexandre, presidente da Associação de Moradores da favela, executado durante a operação.

Hécuba: ex-companheira de Príamo, o dono do morro, executado durante a operação.

Andrômaca: ex-companheira de Heitor, o mais temido entre os homens de Príamo, executado durante a operação.

MC Cassandra: preta, gorda, funkeira, uma das principais vozes da comunidade.

* * *

Enredo:

Depois da Guerra. A favela de Nova Troia, tomada e devastada, será destruída e seus moradores sobreviventes, transferidos para conjuntos habitacionais na zona oeste. Os vencedores tomam para si as mulheres dos principais líderes do tráfico e elas, para não serem presas ou mortas, cedem. Hécuba ficará com o Capitão Ulisses e recebe a notícia de que sua filha, uma menina, foi executada pelo soldado que tentava estuprá-la. Andrômaca será entregue ao Aspirante Neoptólemo e também recebe a notícia da morte de seu filho bebê, executado friamente por um rival de seu companheiro. Helena voltará para a casa de seu marido, Menelau, que já promete matá-la por sua infidelidade. MC Cassandra denuncia o Tenente Ájax por tê-la estuprado durante a operação, mas ninguém acredita nela: seu destino será a residência do próprio Governador Agamênon.

* * *

MC Cassandra, de Ésquilo

* * *

Personagens:

Agamênon: Governador do Rio de Janeiro, o homem que venceu Nova Troia.

Clitenestra: primeira-dama, esposa de Agamênon, internada em uma clínica de repouso psiquiátrico.

MC Cassandra: preta, gorda, funkeira, uma das principais vozes da comunidade.

Egisto: vice-governador e amante de Clitenestra.

* * *

Depois da Guerra. Agamênon chega com Cassandra em uma de suas casas de campo isoladas, que usa para encontros clandestinos, e se surpreende ao encontrar ali sua esposa. Sedutora, Clitenestra elogia a vitória do marido e lhe convida para um banho sensual na jacuzzi. A inteligente e observadora MC Cassandra tenta bater a real do que vai acontecer, mas ninguém nunca lhe dá ouvidos. Clitenestra esfaqueia Agamênon na banheira, vingando Ifigênia, e também, sem nenhuma sororidade, MC Cassandra. Ao final, Egisto se junta a ela e ambos celebram sua ascensão ao poder máximo no Estado.

* * *

Epílogo:

A Eneida Carioca, de Virgílio

Depois da Guerra. Enéias, o único sobrevivente dentre os homens de Príamo e já instalado no Morro do Lavínio em Niterói, reconta em monólogo sua desesperada fuga do morro e as últimas horas de Nova Troia.

* * *

Pós-escrito

Estou há três anos brincando com esse projeto. Começou como brincadeira e foi crescendo. Ainda é uma coisa que fico mexendo por prazer, sem compromisso. Capitão Filoctetes, PMERJ está quase pronto. Acho que é isso que acontece quando se é um carioca apaixonado que passa a vida lendo tragédia grega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

What's this?

You are currently reading A guerra de Nova Troia at alex castro.

meta