Categorias
textos

menos fotos

o que perdemos ao tirar mais uma foto?

o que perdemos ao tirar mais uma foto?

SCMP 22AUG13 NS AIR4 SAM_3210A.JPG

* * *

graças à poluição, hong-kong passa boa parte do tempo nublada.

mas, para que os turistas não voltem para casa com monótonas fotos acinzentadas, o governo providenciou um enorme painel com uma vista ensolarada da cidade.

agora, ao invés de posar para fotos diante da mesma vista de hong-kong já clicada por milhões, você pode posar para fotos diante de uma outra foto, essa garantidamente boa, tirada por um profissional, mostrando hong-kong não como ela realmente é, mas como você quer que as pessoas de casa vejam: ensolarada e de céu azul.

* * *

hong kong poluição outdoor menos fotos (2)

as pessoas viajam para os mesmos lugares e tiram as mesmas fotos nas mesmas posições em frente aos mesmos monumentos.

o importante não é ir à frança, absorver a cultura, conhecer os habitantes, mas provar aos amigos de casa que você esteve de fato na torre eiffel.

parecem aqueles sequestradores que tiram foto do refém ao lado de um jornal do dia — para provar que estão de fato com ele!

hong kong poluição outdoor menos fotos (1)

não faz sentido tirar uma foto da torre eiffel, ou do cristo redentor, ou da pirâmide de gizé, ou de qualquer um desses sobrefotografados monumentos.

no mesmo tempo que você leva para sacar do bolso sua câmera de turista amador já teria sido possível encontrar centenas de lindas fotos profissionais no googleimages. todas muito melhores do que qualquer foto que você possa tirar.

hong kong poluição outdoor menos fotos (3)

se o objetivo é registrar a imagem da torre eiffel, melhor procurar a foto de um profissional.

se o objetivo é provar que você esteve em paris, melhor escanear sua fatura do cartão de crédito.

de um modo ou de outro, cada três segundos perdidos olhando em um visor (criando uma foto para o futuro) são três segundos que você perde de curtir a experiência de estar em paris agora, no presente.

A tourist has her picture taken during a cloudy day in front of a billboard featuring photos of the city skyline with a clear sky in Hong Kong on August 30, 2013. The billboard erected along the Avenue of Stars attracts tourists who find it more appealing to pose for photographs in front of it than the city's skyline on a cloudy or polluted day. AFP PHOTO / Philippe Lopez (Photo credit should read PHILIPPE LOPEZ/AFP/Getty Images)

* * *

a iniciativa de hong-kong foi brilhante. mas, uma vez aberta essa porta, não precisamos parar por aí: as possibilidades são infinitas.

podemos ir a paris e tirar fotos em frente a um painel da elegante belle epoque.

em nova iorque, a enorme foto mostraria as torres gêmeas como se nunca tivessem sido derrubadas.

e que tal uma foto do rio de janeiro sem o lixo na rua e os mendigos nas calçadas?

para que fazer turismo na roma de verdade, poluída e engarrafada, se podemos visitar (ou, ao menos, fotografar para os primos) a roma dos imperadores com um coliseu intacto ao fundo?

hong kong poluição outdoor menos fotos (4)

ou então, ou então… quem sabe… se vamos atravessar o mundo para fazer as mesmas coisas que todo mundo e, ainda por cima, tirar fotos de lugares que nem existem…

por que não simplesmente ficar em casa?

A man takes a photograph standing in front of a structure covered with an image of the Hong Kong island skyline at the waterfront in the Tsim Sha Tsui area of Hong Kong, China, on Thursday, Aug. 22, 2013. Hong Kongs air pollution index reached very high level today as a tropical storm that passed through Taiwan trapped pollutants and blanketed the city in haze, triggering a government health warning. Photographer: Jerome Favre/Bloomberg via Getty Images

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *