ninguém precisa pagar para vir aos meus encontros.
seria um absurdo impensável negar uma pessoa só porque ela não tem grana. seria dar importância demais à essa convenção arbitrária que chamamos dinheiro.
quem pode pagar, paga. e eu agradeço. vivo disso e não tenho outra renda.
quem não pode pagar, não paga. e eu agradeço pela oportunidade de ajudar.
na prática, as-pessoas-que-podem-pagar pagam pelas pessoas-que-não-podem-pagar e nada poderia ser mais lindo e mais justo e mais solidário do que isso.
se eu quisesse ganhar dinheiro e ficar rico, com certeza não estaria aqui escrevendo sobre atenção, cuidado, escutatória.
para ir de graça aos meus encontros, siga as instruções abaixo:
conte sua história
sou um escritor e me alimento de histórias. se você gosta do meu trabalho ao ponto de querer estar comigo mas não está em condições de pagar, então me fale um pouco da sua vida.
quem é você? como soube do encontro? o que houve para estar assim tão sem dinheiro? quais são seus planos de vida? acha mesmo que esse encontro pode fazer uma diferença pra você?
além disso, me conte um pouco do seu ativismo. para quem você se doa? participa de algum projeto interessante, bonito, compassivo?
e eu te agradeço por compartilhar sua vida comigo.
ofereça ajuda
tem alguma coisa que você possa fazer pra ajudar? me hospedar em sua cidade? oferecer sua casa, sala, jardim, espaço, etc, para realizar os eventos? fazer divulgação entre as pessoas amigas? cavar notinhas no jornal local? etc.
eu faço tudo sozinho e essas pequenas ajudas fazem uma enorme diferença.
mas não é um toma-lá-dá-cá. sua ajuda é bem-vinda mas você não precisa me ajudar em nada. a decisão será tomada somente de acordo com a sua necessidade.
pague adiantado
caso eu aprove o seu pedido, o próximo passo é você pagar alguma coisa, para selar o compromisso.
se for uma imesão, você terá que pagar a hospedagem no local. (infelizmente, não posso dar gratuidade em pagamentos devidos a outras pessoas!)
se for um encontro de um dia, você terá ou que pagar o valor integral (e eu te devolvo integral ao final do evento) ou fazer uma doação de qualquer valor.
infelizmente, das pessoas que pedem para vir de graça e não fazem nenhum tipo de pagamento, 80% simplesmente não aparecem. como os lugares são limitados, a cada vez que uma pessoa faz isso, ela não só está me impedindo de vender esse lugar para uma pessoa pagante como também de convidar uma outra pessoa que não possa pagar.
(outro dia, uma gratuidade desaparecida veio pedir desculpas: acabou não conseguindo encontrar uma babá. e pensei: se tivesse pago, provavelmente teria encontrado. aliás, provavelmente só teria comprado depois de confirmar a babá.)
não tenha receio
durante o encontro, todas as pessoas são tratadas iguais. eu não revelo a ninguém quais são as gratuidades. pra falar a verdade, na maioria das vezes, eu nem mesmo lembro quem são as gratuidades.
estamos juntas.
um beijo,
do alex castro
* * *