debater é uma atividade intrinsecamente narcisista, arrogante, competitiva.
minhas opiniões não são melhores que as das outras pessoas – uma premissa básica do debate, senão não tentaríamos convencer essas pessoas de que nossas idéias estão certas e as delas, erradas.
não cabe a mim a tarefa de corrigir, iluminar, convencer as pessoas que têm opiniões diferentes das minhas – pois, como minhas opiniões são as melhores, quaisquer opiniões diferentes são por definição piores.
evito atividades competitivas como argumentar e contraargumentar, pegar a outra pessoa em contradições, demonstrar as falácias de seus argumentos – na minha vida, prefiro atividades que não tenham vencedoras e perdedoras.
* * *
escrevo textos que expõem algumas das minhas ideias.
leio com atenção todo o feedback que recebo sobre esses textos.
e pronto.
outras pessoas usam meus textos, minhas ideias, meus argumentos para debater. não tenho controle sobre isso e respeito a decisão de quem faz.
mas eu prefiro só escrever os textos e, depois, ficar na minha.
* * *
algumas pessoas discordam veementemente de minhas ideias e me escrevem comentários apaixonados, cheios de argumentos, querendo me provocar ao debate.
mas não vou debater com essas pessoas, contraargumentar seus argumentos, convencê-las das minhas idéias, mostrar seus erros.
nada disso cabe a mim.
eu respeito suas opiniões e agradeço seu feedback.
* * *
de vez em quando, algumas pessoas ficam meio chocadas com essa minha posição, e perguntam:
“mas alex, se você não debate… como você aprende?!“
nunca aprendi nada em nenhum debate, esse ambiente hipercompetivivo onde duas ou mais pessoas debatem os prós e contras de uma questão, tentando convencer umas às outras.
em debates, as pessoas só aprendem técnicas de oratória e narcissismo avançado.
eu aprendo lendo, vivendo, experimentando. em livros, em museus, nas ruas.
mais do que tudo, eu aprendo… ouvindo!
nada me ensinou mais do que simplesmente sentar com alguém e lhe oferecer o maior presente que posso dar:
* * *
escrevi esse texto há muitos anos. ele é bastante citado e linkado pela internet – quase sempre por pessoas que também não querem debater.
incrivelmente, toda semana alguém me escreve querendo debater esse texto, ou seja, querendo debater comigo a minha posição de não debater.
minha resposta é sempre a mesma:
“respeito sua opinião. obrigado por me escrever.”
* * *
se esse assunto lhe interessa, leia os exercícios de empatia.
5 respostas em “porque não debato”
ps: em mais de cinco anos de texto publicado, ninguém te pediu pra corrigir “esse ambiente hipercompetivivo” ? Rsrsrs ou foi intencional e neolinguístico ? Rs de qq modo gostei do termo e vou usar, a competivividade, não sendo eu muito afeita da original … ;p
Sendo o debate apenas apontar erros alheios, concordaria com a postura “tenho mais q fazer da vida” tb rs mas q eh gostoso, é, rs, e auxilia na ampliação de horizontes e da escuta e da tolerância e do respeito e … respeitadas as opiniões, gratidões explicitadas, cada um na sua casa, enfim
Martirizo-me muito por não ser uma pessoa do debate. E quanto mais enxergo a possibilidade do debate nas situações (que tenho que ter argumentos fortes e/oi confrontadores) acabo, tornando-se mais introspectiva e fechando o diálogo. Acho libertador pensar na exposição de ideias, no diálogo sem ter que apresentar um argumento forte ou refutar um pensamento com outro mais elaborado. Isso angustia me demais. Porém, eu me vejo como estranha. Lendo seu texto, penso que o não-debate pode ser um caminho. Mas não seriam essas pessoas covardes por fugirem ao confronto de ideias? Ou egoístas por não se abrirem a construção de pensamentos? (Fico me vendo nessas posições) :(
olá alex,
acredito que você nunca entendeu o verdadeiro significado de um debate.
o debate está muito além de uma competição onde ambos tentarão forçar a outra pessoa a aceitar a sua ideia.
quando feito de forma coesa, com a mente aberta a novos aprendizados, o debate pode ser de grande valia para aprendizagem de novos assuntos, ou para a fuga da ignorância.
cada pessoa tem um saber intrínseco, que pode ser compartilhada através de um debate de ideias.
no mais fico por aqui.
forte abraço, alex.
sucesso sempre!
O.K.