o porta-retratos sem retratos

dormi recentemente na casa de uma moça formada em letras. havia um porta-retratos vazio na estante.

em algum momento, presumo, a moça abriu o porta-retratos e retirou dali seja a foto antiga (amigo estremecido? ex-namorado?) ou foto genérica que veio da loja.

então, com o porta-retratos aberto em sua frente, ela poderia ter simplesmente já colocado uma nova foto (amiga recente? sobrinho recém-nascido?) ou guardado o porta-retratos em uma gaveta à espera de momentos recordáveis.

ao invés disso, ela fechou o porta-retratos sem retratos e o colocou, montado, de pé, em lugar de destaque em sua estante. para todo mundo ver o nada. como se fosse o próprio vazio aquele ente querido cuja imagem ela quer preservar, acarinhar, rever.

* * *

um dos livros mais importantes da minha vida é o mumonkan ou, em português, a porta sem porta.

7 comentários em “o porta-retratos sem retratos

  1. Me parece que ela tem esperança de por alguma coisa ali. Normalmente, na transição, as pessoas põe alguma imagem de paisagem, flores ou reproduções de pinturas de artistas famosos. Ao deixar o porta-retrato, denuncia a proximidade de uma nova posse, ou conquista, como chamam por aí. Ou pelo menos uma puta pretensão desmedida…

    Curtir

  2. E ela é formada em Letras. Tu citaste a formação superior dela e fiquei pensando porque terias feito isso, fiquei pensando se isso foi colocado como alguma pista. Porta-retratos são objetos meio eternizantes,não é, parece que fixam algo da existência. E isso pode ser bom e ruim.

    Curtir

  3. O fluxo do pensamento dela era cortado toda vez que ela passava pela imagem que estava no porta retrato. Como ela gostava do objeto e achava-o perfeito para ocupar o lugar que se encontrava, resolveu tirar a imagem…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s