Por quê?

Um tipo de pergunta que me fazem muito:

“Alex, no templo zen, por que vocês meditam de frente para a parede? Ou se prostram para o altar? Ou andam em ângulos retos?” etc etc.

question everything why

E só tenho uma resposta:

“Não sei. Por toda a minha vida, sempre fui a pessoa que queria saber o porquê de tudo. Hoje, minha prática zen é desapegar do meu ego questionador e aprender a fazer as coisas sem precisar saber seus porquês.”

§ uma resposta para Por quê?

  • Jussara disse:

    Viver sem saber os porquês… (Difiiiiiicil). Quando uma laranjeira dá laranja, ela não pergunta porque dá laranja. Quando um bando de andorinhas fazem revoadas sincronizadas. não se perguntam porque revoam. Seres racionais são diferentes, se perguntam… Quem sou eu? ou SE NÃO EXISTISSE O NÃO ZEN… EXISTIRIA O ZEN? A curiosidade pode ser simplesmente observar, com pensamentos ou SEM PENSAMENTOS. Sem pensamentos vemos os fatos como eles são, sem a nossa interferência. Como aprendemos a fazer as coisas, observando a violência das guerras e da opressão dos opressores sobre os oprimidos, os genocídios? Zen é atividade e dinamismo e não alienação ou apatia diante das mazelas mundanas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.