“o indivíduo que trabalha não é livre”

pepe mujica, presidente do uruguai, é a essência do viver com menos:

pepe mujica, a essência do viver com menos.

pepe mujica, a essência do viver com menos.

[Ele] “não concorda com o título que lhe foi atribuído pela imprensa internacional de “presidente mais pobre do mundo”, em razão de seu estilo de vida simples. Segundo ele, esse título é incorreto porque “pobres são aqueles que precisam de muito para viver”. Segundo ele, sua vida austera tem como objetivo “manter-se livre”.

“Eu não sou pobre. Pobre são aqueles que precisam de muito para viver, esses são os verdadeiros pobres, eu tenho o suficiente”, afirmou.

“Sou austero, sóbrio, carrego poucas coisas comigo, porque para viver não preciso muito mais do que tenho. Luto pela liberdade e liberdade é ter tempo para fazer o que se gosta”, disse o presidente. Ele considera que o indivíduo não é livre quando trabalha, porque está submetido à lei da necessidade. “Deve-se trabalhar muito, mas não me venham com essa história de que a vida é só isso”. (fonte)

§ 3 respostas para “o indivíduo que trabalha não é livre”

  • JAzz disse:

    me identifico totalmente com ele <3

  • Juca disse:

    Essa frase “liberdade é ter tempo para fazer o que se gosta” é verdadeira. Quem tem dinheiro e inteligência consegue a liberdade.

    Mas não vejo o minimalismo para quem tem poucos recursos financeiros como a solução. Pois essa pessoa não irá conhecer outros países (pois isso custa dinheiro!), nem experimentar outras coisas boas da vida que infelizmente custam dinheiro.

    Gosto muito de jogar PS3 e assistir séries de ficção científica. Isso exige pelo menos uma boa TV, o videogame, o Bluray, sistema de som, jogos e discos, pagar a conta de luz… O meu minimalismo é ter uma renda mínima para garantir o que eu gosto, que é isso.

    Trabalhar e produzir algo para o país não é tão ruim, principalmente se for evitando supérfluos e alcançando a independência financeira em 15 anos de trabalho: terei os outros 50 anos de vida livres.

  • […] integralmente a citação do post do Alex Castro das palavras de Pepe Mujica, presidente do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

What's this?

You are currently reading “o indivíduo que trabalha não é livre” at alex castro.

meta