Categorias
textos

a coragem de não ter coragem

dizem que sou corajoso. não é verdade. corajosas são vocês.

de vez em quando, dizem que sou “corajoso”.

mas não sou não.

pelo contrário, olho em volta e quase todas as pessoas são bem mais corajosas do que eu.

perseverancedemotivator

* * *

dizem que sou corajoso por “não ter medo de falar o que penso”…

… mas me parece que é necessário muito mais coragem para escolher viver sempre se anulando, se autocensurando, se calando.

* * *

dizem que sou corajoso por “não ter medo de desapegar de pessoas”e por ter ido “procurar minha turma”…

… mas me parece que é necessário muito mais coragem para escolher permanecer convivendo com as mesmas familiares, saindo com as mesmas amigas de infância, sempre nos mesmos grupos, apesar de já não ter mais nada em comum com essas pessoas, mesmo quando elas nos agridem, mesmo quando precisamos constantemente calar nossas opiniões.

* * *

dizem que sou corajoso por fazer certos comentários e adotar certas atitudes “sem medo de parecer que sou gay” ou “sem medo de parecer que sou politicamente correto”…

… mas me parece que é necessário muito mais coragem para escolher fazer certos comentários e adotar certas atitudes sem medo da pessoa parecer que é homofóbica ou politicamente incorreta.

* * *

dizem que sou corajoso por “não depender de patrão” e por “nunca saber de onde virá meu próximo dinheiro”…

… mas me parece que é necessário muito mais coragem para escolher depender 100% de uma única fonte de renda, de um único emprego em uma única empresa que pode despedir qualquer pessoa, a qualquer hora, sem nenhuma dor na consciência, assim que essa for a decisão contabilmente mais recomendada.

* * *

dizem que sou corajoso por “viver relações não-monogâmicas” e por encarar o fato de que minha companheira “pode ir embora a qualquer momento”…

… mas me parece que é necessário muito mais coragem para escolher depender 100% de uma única fonte de amor e de sexo, de uma única outra pessoa que, por ser tão livre quanto eu, também pode ir embora a qualquer momento.

* * *

dizem que sou muito corajoso por “ter feito a opção de não ter filhos”…

… mas me parece que é necessário muito mais coragem para escolher colocar um novo ser humano no mundo e se comprometer a cuidar dele pelas próximas décadas.

* * *

na minha vida, sigo sempre o caminho que me parece mais fácil, o caminho que me exige menos esforço, o caminho que me requer menos coragem.

admiro muito a força moral da maioria das pessoas à minha volta, mas eu jamais teria coragem de viver a vida que vivem.

* * *

uma pergunta para você:

se uma pessoa mais forte desafia uma outra mais fraca para uma briga….

… corajosa é quem tem a coragem de aceitar o desafio, mesmo sabendo que vai apanhar publicamente?

ou

… corajosa é quem tem a coragem de engolir a ofensa, mesmo sabendo que vai se humilhar publicamente?

como sempre, a pergunta não é retórica. eu quero realmente saber sua opinião.

mas cuidado: essa é daquelas respostas que define uma pessoa.

para falar comigo, é só responder esse email.

mecenato eu dei

8 respostas em “a coragem de não ter coragem”

Em alguns exemplos citados acredito que é sim mais corajoso, mas em outros são apenas resultados de atitudes impensadas de pessoas que simplesmente não medem consequências e responsabilidades de seus atos ou sem a menor empatia . Independente da opção todos terão que ter coragem de conviver com as consequências.
Parabéns pelo texto!

Texto incrível. Me faz pensar se realmente existem pessoas corajosas, ou se a coragem em si não é uma máscara para esconder nossas fraquezas. Sempre temos um motivo oculto para nossas ações, cada um faz o que lhe está à mão, o que lhe parece apropriado. Coragem mesmo seria deixar de ser nós mesmos e ir contra tudo que somos.

Eu prefiro não apanhar. A humilhação está mais no olhar da plateia do que em mim. Eu nunca me sinto humilhada ou ofendida.

Coragem…eita palavrinha que podem ter vários sentidos. Há quem diga que eu já fui mais corajosa nessa vida (tenho apenas 29), mas também acredito que coragem mesmo foi mudar, principalmente dps da maternidade.(fui mãe aos 18). Coragem em não dar um passo além com medo de que respingasse na vida do meu filho (hj cm 11). Coragem em sair de São Paulo e ir morar no interior da Bahia. E mesmo querendo assumir um relacionamento, ter a coragem de dizer NÃO…
Ai CORAGEM… que alivia mas que tb maltrata rsrs

a maior parte desses “corajosos” que voce citou tomaram o caminho indicado não por coragem, mas justamente por falta de coragem em mudar o que ja estava feito ou iniciado. Ou seja, na verdade nao suportariam a vergonha ou culpa de desfazerem o que ja estava em andamento. A maior dificuldade do ser humano sempre foi lidar com a exposição dos proprios defeitos, erros e arrependimentos, somos capazes de conquistar o mundo para que isto não aconteça…

Acho q. pode haver algo além da coragemn , algo além do comum , claro q. isso e´raro , certas pessoas possuiem essa energia ou desprendimento … , ou até mesmo nascem com essa capacidade q. nós seres comuns não temos , nem iremos desenvolver !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *